Primeiro Grande carro Inglês

Nos sabemos que a Formula 1 tem sua essência da Inglaterra, de la surgiu o primeiro Grande Premio em Silverstone. Ingleses são sinónimos de tradição na F1.
 Mas o primeiro grande carro Inglês bem sucedido, surgiu apenas quatro anos após o inicio do campeonato mundial, e uma copia descarada da Ferrari, era o carros feito pelo industrialista Tony Vandervell.
Ele havia estado antes na equipe BRM e posteriormente em uma Ferrari modificada, então criou a Vanwall em 1954, um carro feito com o motor Norton das corridas de Motociclismo, ele modificou o tamanho deste para quatro vezes mais e contou com a ajuda do engenheiro do motor, utilizou também o eixo da caixa e manivela do Rolls Royce, e
apesar de o chassis do carro ser uma copia da Ferrari, a Vanwall contava com freios a disco, e Injeção de combustível, sim nesta época.
Em 1956 o motor passou de 2.0 para 2.5 litros, e montado num novo chassi, projetado por Colin Chapman, sendo consideravelmente mais avançado, o carro so tendia a se elevar, e ainda mais quando Chapman questionou sobre Tony trazer Frank Costin que era especialista em aérodinamica de aviação que havia feito um ótimo trabalho na Lótus com carros esportivos., então Costin construiu uma carroceria muito bem feita em aerodinamica para o chassi de Chapman e o resultado se transformou na liderança do grande premio da Itália.
A equipe conseguiu contratar dois grandes pilotos, Stirling Moss e Tony Brooks, onde o primeiro existo aconteceu de forma oportuna no grande premio da Inglaterra, em Aintree, os dois pilotos compartilharam a vitoria, nesse ano de 1957 Moss ainda conquistou mais dois êxitos, no ano seguinte os dois pilotos deram a equipe o titulo de construtores com três vitorias cada um.
Moss falava que faltava motor ao carro, ele não respondia satisfatoriamente mas ele tinha uma boa aérodinamica para velocidade em retas associada a bons freios.

 Carro Vanwall
Tony Vandervell  fez fortuna vendendo os rolamentos “Clevite” para a linha aeronáutica e motores em geral, esteve sempre ligado ao mundo da velocidade, inicialmente com seu irmão Guy Anthony Vandervell que na década de 20 estava envolvido com corridas de automóveis e motocicletas.

A equipe começou a nascer na cabeça deste milionario industrial quando o rolamento foi empregado nos v12 das Ferraris transformando elas em unidades competitivas nas pistas, logo após foi procurado pelo ex piloto Raymond Mays para ingressar na equipe BRM, onde em pouco tempo por ocasião de desorganização da mesma acabou se retirando para comandar uma Ferrari cedida por Enzo Ferrari que foi nomeado de Thinwall Special, ao tentar conseguir um modelo mais avançado do que tinha em mãos, recorreu novamente a  Enzo que por vez com medo de ter cedido a tecnologia que poderia vazar para a equipe BRM, deixou Tony esperando por três horas após a hora marcada na fabrica Italiana, furioso Vandervell foi embora e iniciou a equipe Vanwall, desta forma Nasceu o primeiro grande carro inglês.
A equipe teve sua conquista do titulo de equipe junto de tristeza em 58 com a morte de seu piloto Stuart Lewis-Evans na prova final, Vandervell se culpou pelo fato e o entusiasmo terminou naquele ano, onde a equipe apenas foi levada para frente de forma discreta e em seguida com problemas de saúde foi dada encerrada a Vanwall.
Este grande nome da historia da Formula 1 morreu em 1967

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s